123 Novo Projeto: NGQC IoRT | Controlar

Novo Projeto: NGQC IoRT

By 31.05.2021 Junho 1st, 2021 Notícias

NGQC IoRT (Next-Gen Quality Control Internet of Robotics Things System) é o mais recente projeto de I&D da Controlar, aprovado pelo COMPETE, e visa melhorar a capacidade de produção e a qualidade do processo de fábrica do Grupo PSA (agora parte da Stellantis), em Mangualde, Portugal.

Este novo projeto enquadra-se no âmbito do Clube de Fornecedores da PSA e conta com a participação de um consórcio liderado pela Controlar e que inclui o INL (Laboratório Internacional de Nanotecnologia), FEUP (Faculdade de Engenharia do Porto) e PSA Mangualde.

Este projeto apresenta as seguintes vertentes:

  • Sistema de monitorização ambiental e energético da ETAR da PSA Mangualde;
  • Sistema de inspeção visual para inspeção de qualidade de peças automóveis externas;
  • Sistema robótico portátil, configurável e reprogramável para controlar diversos defeitos em qualquer posto de trabalho na PSA de Mangualde;
  • Uma plataforma que agrega todas as novas capacidades e desenvolvimentos do projeto, com a possibilidade de monitorizar diversos processos a nível central.

O NGQC IoRT permitirá à Controlar consolidar o seu know-how e conhecimento na área de inspeção visual, robótica colaborativa e sistemas IoT, desbloqueando oportunidades de crescimento significativas.

Controlar - NGQC IoRT