Linha de Assemblagem
Montagem, Separação e Inspeção Automáticas de Componentes Pequenos
Referências Técnicas
Dimensões do conjunto geral
(em mm)
2980(C) x 1995(L) x 1853(H)
Peso
~1500 kg
Fonte de Alimentação
Tensão
Frequência
Potência
3P + N +400VAC
50/60 HZ
11kW
Pressão
6 bar
Visão Geral
Esta Linha de Assemblagem Automática foi desenvolvida para executar a montagem, inspeção e separação automáticas de componentes plásticos, com o mínimo de intervenção humana, apenas necessária para o abastecimento de peças nos alimentadores automáticos e extração de caixas completas inspecionadas.
Neste caso foi possível automatizar um processo de montagem com alta repetibilidade e de inspeção de forma a maximizar a produção e a deteção de erros, reduzindo a variabilidade, afunilamentos e obstruções, e fornecendo uma saída de qualidade consistente. No caso de haver um problema, como encravamento, o sistema permite a inspeção visual e em segurança, além do rastreamento de todas as ações realizadas para localizar a origem do problema e resolvê-lo.
Arquitetura
Esta linha é constituída por um Prato Rotativo, um Alimentador do Housing e um Alimentador do Front Holder.
O componente principal é o prato rotativo que roda no sentido dos ponteiros do relógio e tem 8 estações com as seguintes funções:
- Indexação e inserção da peça Housing;
- Comparação de cor da peça Housing com a cor pré-definida na configuração de ciclo;
- Inserção da peça Front Holder;
- Reserva;
- Validação da montagem da peça Front Holder e inspeção de eventuais defeitos resultantes do processo de injeção;
- Extração de peças para a caixa NOK;
- Extração de peças para a caixa OK;
- Validação de ninho vazio;
Nesta zona encontra-se o ecrã tátil onde corre a aplicação, através da qual é possível interagir com todos os equipamentos, configurar o seu ciclo automático, monitorizar e comandar todos os equipamentos das três zonas.
Zona de Alimentadores Housing e Front Holder
Aqui localizam-se as girafas de alimentação de peças para os tambores vibratórios, os tambores vibratórios, os tapetes de alimentação de peças para a zona do prato rotativo e os seus respetivos controladores. A função destes alimentadores é a coleta de um grande número de peças, inseridas aleatoriamente na caixa de cada girafa, pelo operador, a sua correta orientação, conferida pelo tambor vibratório, e transporte orientado e buffer até à respetiva indexação na zona do prato rotativo.
Os quadros elétricos auxiliares nesta zona servem para a troca de informação do estado de produção da linha de montagem com a fábrica, e para proteger os controladores dos atuadores elétricos dos tapetes rolantes e dos sistemas vibratórios.
Na lateral esquerda da linha estão a caixa OK (destinada a peças boas) e NOK (para peças rejeitadas), onde as peças são depositadas após o processo de montagem e resultado da inspeção após a montagem.
Aplicações
Esta Linha de Assemblagem Automática foi desenvolvida para atender aos elevados padrões da indústria automóvel, o que a torna adequada também para outras indústrias, podendo ser customizada para diversos tipos de produtos que requeiram assemblagem, separação e inspeção automáticas de componentes.