Estação de Desmontagem
e de Desacoplamento de Peças Metálicas
Referências Técnicas
Dimensões
(em mm)
1230(C) x 850(L) x 2270(A)
Peso
495 kg
Fonte de Alimentação
Potência
Frequência
Corrente
3.6
50/60 HZ
16
Pressão máxima
(Bar)
6
Visão Geral
A Estação de Desmontagem e Desacoplamento de Peças Metálicas realiza o corte em duas faces e a desmontagem de produtos rejeitados ou não conformes, permitindo o desacoplamento das peças metálicas e a recuperação do componente principal (neste caso um estator). O encapsulamento em alumínio é recuperado para ser reciclado, enquanto a parte principal pode regressar ao processo produtivo para ser montado e reaproveitado.
Arquitetura
A Estação de Desmontagem e Desacoplamento de Peças Metálicas está dividida em duas partes, separadas por um tampo: a zona de controlo do processo e a zona de trabalho.
O equipamento é composto por:
- Serra de corte para efetuar um corte linear no chassi do produto.
- Sistema de prensagem composto por um cilindro hidropneumático dimensionado para a execução de prensagem e desacoplamento das partes do produto.
- Sistema de aspiração da peça para a remoção de partículas evitando a acumulação de limalhas.
- Painel elétrico e de ar comprimido
- PC all-in-one (PC + monitor) para economizar espaço útil da máquina + software com interface gráfica
Uma vez que se trata de um processo que requer alguma robustez estrutural, a máquina foi mecanicamente dimensionada e reforçada para suster as forças aplicadas no processo de prensagem.
Aplicações
Esta máquina foi desenvolvida com o objetivo de recuperar componentes que de outra forma seriam considerados resíduos. Ela pode ser usada para realizar o corte e desmontagem de componentes que falharam no processo de montagem da linha de produção, permitindo o desacoplamento de peças e a recuperação do componente principal.