Os benefícios do teste de PCB
Muitos produtos eletrónicos apresentam falhas na fase de prototipagem. Falhas essas que precisam de ser resolvidas pelos designers, antes dos produtos avançarem para o mercado, a fim de evitar problemas graves.
O teste de produtos eletrónicos, nomeadamente de PCBs durante o processo de montagem, previne que estes problemas ocorram, sendo assim vital para se garantir que os produtos vão ao encontro dos requisitos do cliente e padrões de qualidade.
Existem várias metodologias de teste que podem ser realizadas em protótipos ou unidades em pequena escala, permitindo a identificação de problemas no design ou layout, com os seguintes benefícios:
Métodos de teste de PCB
Teste em Circuito (ICT – In-Circuit Testing): envolve testar os componentes individuais no PCB enquanto estes estão conectados à placa de circuito. Este tipo de teste é realizado após a fase de montagem para verificar o correto funcionamento e posição de cada componente eletrónico no PCB. Para isso, é utilizada uma sonda móvel composta por uma gama de condutores e sensores capazes de realizar as medições necessárias para o teste.
Esse método requer:
- Sistema de teste ICT (In-Circuit Testing): realiza as medições para o teste por meio de uma variedade de sensores e condutores. A Controlar e a EIIT – a Controlar company – dispõem de sistemas automatizados em linha (num layout em série) ou de modelos offline de fácil instalação e custo reduzido.
- Fixture: integrado no sistema de teste, interage diretamente com a placa a ser testada. Semelhante a uma cama de agulhas, os fixtures são a parte mais dispendiosa do sistema. As nossas empresas desenvolvem e fornecem ferramentas e fixtures para todo o tipo de aplicações.
- Software que dita o tipo de teste para cada tipo de PCB, bem como os parâmetros para aprovação ou reprovação. Todo o nosso software é desenvolvido internamente.
O método ICT, capaz de detetar 98% das falhas, é frequentemente utilizado pelos fabricantes.
Teste Funcional de Circuito: Sendo a última etapa do processo de inspeção e verificação, o teste funcional é, por norma, realizado no final da linha de produção, utilizando um sistema de teste funcional para validar se os PCB atendem, ou não, às especificações.
Como o nome indica, este método testa o funcionamento de um circuito, através da aplicação de potência e verificação de desempenho de acordo com requisitos específicos. O objetivo é reproduzir os sinais elétricos e medir os efeitos produzidos, ou seja, simular o ambiente final em que o PCB deverá funcionar.
A principal vantagem do teste funcional é a sua capacidade de detetar possíveis anomalias de circuito que ocorrem apenas quando o circuito está ligado. As desvantagens estão relacionadas com o custo e complexidade do sistema de teste. A maioria dos equipamentos disponíveis não é muito flexível, sendo que é, por norma, configurada para realizar apenas o teste de uma placa específica.
A Controlar e a EIIT – a Controlar company – têm mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de teste funcional, e integram soluções à medida para contornar esses desafios.
Como exemplo, a Controlar desenvolveu o TSIM – Test System Intelligent Machine, uma solução de teste altamente flexível e modular, que permite a realização de diferentes níveis de testes funcionais numa variedade de dispositivos e a redução no tempo de substituição dos fixtures.
Boundary Scan: utilizado para testar as interconexões entre os componentes na placa quando não é possível alcançar os nós do circuito, este método é versátil e pode ser usado para detetar problemas em sistemas que já se encontram em funcionamento.
O método de boundary scan tem a vantagem de ser adequado para várias aplicações, incluindo teste ao nível do sistema, teste de memória RAM e flash, programação de flash e emulação de CPU (Unidade Central de Processamento), entre outras.
As nossas consolas ISP são a solução ideal para responder a alguns destes desafios, como, por exemplo, a programação de memórias flash.
Muitos destes métodos têm, devido à sua complexidade e tecnologia envolvida, um custo elevado sendo que nem sempre são a solução mais adequada para produtos mais simples. Para estas situações, os nossos departamentos desenvolvem soluções mais adequadas, como ninhos e consolas de teste manuais.
Independentemente do método escolhido, o teste de PCB representa uma etapa fundamental no processo de design eletrónico, sendo capaz de economizar tempo e dinheiro ao identificar possíveis defeitos que possam afetar o circuito antes deste chegar à produção final.
Para saber mais, entre em contacto com a Controlar ou a EIIT, ou descarregue as nossas brochuras: