123 Controlar integra o projeto Portugal AutoCluster for the Future | Controlar

Controlar integra o projeto Portugal AutoCluster for the Future

By 16.08.2021 Notícias

A Controlar integra o Portugal AutoCluster for the Future (PAC), um projeto mobilizador que visa desenvolver, testar e demonstrar uma nova geração de tecnologias – produtos e processos – identificadas como críticas para um novo posicionamento do cluster automóvel nacional nas cadeias de valor globais do veículo do futuro. 

Pretende-se, assim, alavancar a competitividade das entidades do setor nacional e a sua inserção (e destaque) no contexto internacional.

Definiu-se que as tecnologias críticas a desenvolver, prototipar, testar e demonstrar centrar-se-ão nas seguintes áreas fulcrais: 

  • Arquiteturas de veículos do futuro
  • Interiores do futuro
  • Estruturas e exteriores do futuro
  • Tecnologias de sensorização e conectividade
  • Tecnologias de produção flexível e digital 

A Controlar é líder de um dos eixos do projeto, no qual se pretende estudar tecnologias de conetividade e sensorização dos veículos para reforçar o conhecimento em tecnologias de teste do automóvel do futuro.

O consórcio é constituído, para além da Controlar, pela Simoldes (líder), CCG, CEiiA, CeNTI, CITEVE, Critical Manufacturing, ERT Têxtil Portugal, INEGI, INESC TEC, Instituto Pedro Nunes, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto de Soldadura e Qualidade, Instituto Superior Técnico, Microplásticos, Mobinov, Sakthi Portugal, Schmidt Light Metal, TMG, Toolpresse e Universidade de Aveiro.

Saiba mais sobre o projeto aqui: www.pacmobinov.pt

Controlar Portugal AutoCluster for the Future
Controlar Conectividade