Em linha com a nossa estratégia de sustentabilidade, desenvolvemos uma série de projetos para reduzir ainda mais a pegada de carbono global da Controlar.
Um deles é a integração de viaturas totalmente elétricas na nossa frota de veículos e a implementação de wall-boxes conectadas à nossa rede, alimentadas principalmente por fontes renováveis do nosso sistema fotovoltaico.
De facto, em 2021, a Controlar deu um grande passo para uma atividade mais sustentável e ecológica, com a instalação de novos painéis fotovoltaicos.
40% da energia consumida é agora produzida através de painéis fotovoltaicos. Um investimento de muito sucesso que nos aproxima do nosso objetivo de alcançar a neutralidade carbónica até 2040.
Estas são algumas das políticas atuais e futuras que temos vindo a implementar para cumprir as metas internacionais de zero CO2:
- Redução de emissões, principalmente do consumo de energia elétrica, e minimização do impacto das atividades através da instalação de painéis fotovoltaicos com produção para autoconsumo e venda do excedente;
- Conversão de veículos a combustão para veículos elétricos/híbridos para requalificação da frota;
- Instalação de postos de carregamento para veículos elétricos;
- Implementação de medidas de eficiência energética ao nível das infraestruturas;
- Controlos automáticos com sensores e temporizadores nos sistemas de iluminação e uso de LED na iluminação;
- Iniciativas para reduzir, reciclar e reutilizar materiais. Estas incluem reduzir a sucata, garantir a segregação de resíduos e implementar campanhas de sensibilização sobre resíduos para os colaboradores da empresa;
- Reutilização ou eliminação de embalagens de caixas de papel vs. caixas plásticas reutilizáveis;
- Utilização de recipientes de plástico/madeira em detrimento de paletes descartáveis durante a embalagem dos produtos do cliente;
- Melhoria da qualidade do ar: monitorização de equipamentos de refrigeração para deteção de vazamentos de GFEE (Gases Fluorados com Efeito de Estufa);
- Candidatura a fundos de apoio à neutralidade carbónica, como o Fundo de Descarbonização da Indústria;
- Implementação das Melhores Técnicas Disponíveis (MTD) de acordo com os BREF (Documentos de Referência das Melhores Técnicas Disponíveis) para o setor de atividade da empresa.
A Controlar alinha a sua Estratégia de Sustentabilidade com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) definidos na Agenda 2030 da ONU.
Estamos a desenvolver um documento que espelhe os ODS prioritários para a estratégia da Controlar, as suas metas e as ações em vigor para um futuro mais sustentável e inclusivo.
Este documento estará disponível brevemente.