Skip to main content

Mãos na Terra e na Água no Dia da Árvore

As equipas da Controlar Portugal e Controlar North America envolveram-se em ações para celebrar o planeta no Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas.

No Dia da Árvore, interrompemos as nossas atividades regulares para honrar a natureza e contribuir para o bem-estar do planeta. Assinalado a 21 de março, o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas celebrou-se este ano sob o mote “Florestas e inovação: novas soluções para um mundo melhor”.

A equipa da Controlar em Portugal visitou a Lipor, um centro de triagem dedicado ao tratamento sustentável de resíduos e recuperação no Porto, para conhecer melhor o processo de reciclagem e plantar coletivamente 180 árvores.

Para o total das árvores plantadas, estima-se uma redução de CO2 de ~3 t/ano. Através da plantação de árvores, melhoramos a qualidade do ar, fornecemos sombra e criamos habitats para a vida selvagem.

Esta foi a nossa forma de retribuir ao planeta no Dia da Árvore, contribuindo para o objetivo da neutralidade carbónica do grupo. Para tornar o momento mais marcante, cada árvore foi identificada com o nome de cada colaborador, dando-lhe um toque mais pessoal.

A visita foi precedida por uma breve sessão de formação para sensibilizar para os 5 R’s: Repensar, Reutilizar, Reduzir, Reciclar e Recuperar. Estes princípios são projetados para promover um estilo de vida mais sustentável, minimizando o desperdício e o impacto ambiental. 

Entretanto, no México, a equipa da Controlar uniu esforços para recolher cascas de ovos e limpar o Rio Lerma, demonstrando a força impactante dos esforços colaborativos na conservação ambiental. 

Apesar dos significativos desafios de poluição, o Rio Lerma, o mais longo rio interno do México, vem beneficiando do trabalho dedicado da Organização H2O Lerma with Charm, desde 2017. O seu projeto inovador de filtragem — com recurso a uma mistura de cascas de ovos trituradas, cal e óxido de magnésio para produzir biocálcio — neutraliza eficazmente a acidez da água e do solo, capturando metais pesados e contaminantes. O filtro H2O Lerma garante a contenção de poluentes, num passo crucial para a restauração ambiental.

Práticas Sustentáveis da Controlar e Compromisso com o Desempenho Ambiental

A Controlar alinha a sua estratégia de sustentabilidade com os três pilares definidos pela ONU para avaliar o desempenho de sustentabilidade e o impacto ético de uma empresa: Ambiental, Social e Governança (ASG).

Em 2022, o Grupo preparou um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de acordo com a metodologia do Protocolo de Gases de Efeito Estufa (GHG), o que permitiu o cálculo da Pegada de Carbono (PdC) e a obtenção do selo de verificação de uma entidade externa – APCER.

Em 2023, divulgamos novamente a pegada de carbono do Grupo Controlar no Carbon Disclosure Project (CDP), uma plataforma reconhecida internacionalmente. Obtivemos uma classificação B, superando a média do nosso setor e a média global de todas as empresas registadas. Este resultado reflete os esforços contínuos do Grupo Controlar para reduzir as emissões.

A Controlar também está comprometida com a iniciativa Science Based Targets (SBTi) para estabelecer metas ambiciosas de redução de emissões alinhadas com o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5 °C, conforme adotado pelo Acordo de Paris.

O Grupo está ainda atualmente a implementar um Plano de Redução do Consumo de Energia, que inclui a expansão de painéis fotovoltaicos para autoconsumo e a instalação de baterias, bem como outras medidas de eficiência energética. A meta é a redução do consumo de energia e, consequentemente, a diminuição das emissões de gases de efeito estufa (GHG).

Práticas Sustentáveis da Controlar e Compromisso com o Desempenho Ambiental