A Controlar desenvolveu uma série de Linhas Automáticas para testar Sistemas de Gestão de Baterias (BMS) para a indústria de veículos elétricos.
Os veículos elétricos contam com sistemas de gestão de baterias (BMS) para maximizar a sua potência, autonomia e eficiência.
Um sistema de gestão de baterias ou BMS (Battery Management System) é um módulo integrado que desempenha funções críticas da bateria, como medição e gestão da tensão das células individuais, a tensão do módulo e as temperaturas das baterias HV (alta tensão). O BMS deve ser testado numa fase inicial do processo de desenvolvimento, bem como durante a produção de forma a garantir o seu correto funcionamento.
Seguindo os requisitos do cliente, os nossos departamentos de Automação e Sistemas de Teste reuniram esforços para desenvolver uma linha de teste automática responsável por executar os seguintes testes de validação de qualidade:
- Teste Hipot – teste de isolamento de corrente para garantir que o cabo flexível não foi danificado durante a instalação.
- Teste de Resistência – medição de resistência entre os pontos de teste de vias casteladas na placa e terminais de barramento, e entre pontos de solda de barramento e pontos de teste na placa.
- Testes funcionais – de acordo com os requisitos do cliente.
- Níveis de potência RF – medição de níveis de potência RF radiante quando em modo de produção.
- Flashing OMF – flashing de firmware no modo operacional por meio de pontos de teste JTAG acessíveis no lado superior.
- Provisionamento – inicialização em modo seguro.
- Teste de rede – validação da operação da rede do Módulo de Monitorização de Célula através do uso de equipamentos do cliente.
- Revestimento protetor – aplicação e inspeção do revestimento protetor na PCB.
- Certificação e etiquetagem do item final – impressão e inspeção destas duas etiquetas.
Desta forma, os sistemas de gestão de baterias chegam ao mercado de forma mais rápida e com maior fiabilidade.