Skip to main content

Gosto de trabalhar na Controlar porque… Com Filipe Silva

By 19.12.2023Dezembro 26th, 2023Innovating People
Nome: Filipe Silva

Idade: 39 anos

Formação: Licenciatura em Engenharia Eletrónica e de Computadores

Instituição de Ensino: ISEP

Função atual: Engenheiro de automação

Filipe Silva

Há quantos anos trabalha na Controlar e como tem sido o seu percurso na empresa? 

Trabalho na Controlar há cinco anos no desenvolvimento de software para a equipa de automação. Ao longo do último ano, tenho dado também suporte à integração de novas pessoas na equipa.

O que mais o entusiasma no seu trabalho?

O que me dá ânimo e me entusiasma mais são os desafios que surgem no desenrolar da criação de uma máquina… Quer os problemas que é necessário resolver, como o gosto que sentimos quando os entraves são ultrapassados com sucesso. 

Como é o seu dia a dia de trabalho, rotineiro ou sempre diferente?

O dia a dia de trabalho nunca é rotineiro, tenho sempre novos desafios para solucionar diariamente. Há dias mais calmos de trabalho de escritório, mas na sua grande maioria os dias são passados na procura das melhores soluções para os clientes.

Estamos praticamente na viragem do ano. Na sua perspetiva, quais serão os grandes desafios que a Controlar terá de ultrapassar na área dos sistemas de automação em 2024? 

Os principais desafios nos últimos anos foram a falta de material e a procura de novas soluções para resolver os problemas. Penso que, com a estabilização dos mercados de material no próximo ano, o maior desafio será focado na conquista de um modelo estandardizado para uso durante os próximos anos.

E numa perspetiva mais pessoal, o que espera do próximo ano? 

Que continue com muito trabalho e que consiga mais conquistas, mas, ao mesmo tempo, que seja um ano mais calmo e menos agitado do que foi o ano de 2023. 

Por fim, o que mais gosta na Controlar e qual a sua melhor memória destes cinco anos?

Aquilo que mais me atrai na Controlar é a camaradagem entre todos os colegas de Automação, tanto os presentes como os que já deixaram a equipa.

Recordo-me de algumas das noitadas em trabalho, com pessoas espetaculares que tornaram cada momento e cada conquista ainda mais espetacular e uma animação.