Skip to main content

Entrevista: Luís Pinheiro

By 13.05.2022Agosto 2nd, 2023Innovating People
Nome: Luís Pinheiro

Idade: 26 anos

Formação: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (Telecomunicações)

Instituição de Ensino: ISEP

Função atual: Gestor de Projetos de I&D+i

Controlar - Luís Pinheiro

Acabou de celebrar o primeiro ano de trabalho na Controlar. Como foi o seu percurso profissional anterior?

Antes de entrar na Controlar estive a desenvolver software na Xpand-it, enquanto terminava o mestrado. Fiz parte de uma equipa de R&D e tínhamos vários projetos. O projeto com maior impacto foi uma aplicação chamada Xray Exploratory Testing.

Integra o departamento de Investigação & Desenvolvimento e Inovação da Controlar. Qual o potencial que vê nas atividades do seu departamento?

O departamento de Investigação & Desenvolvimento e Inovação (I&D+i) tem grande potencial no desenvolvimento de novos produtos. Ganhando know-how de como fazê-los e também conhecimentos de novas tecnologias a utilizar podemos desenvolver novas soluções e até mais adequadas para outros projetos da empresa.

Quais os principais desafios de trabalhar num departamento focado na investigação e desenvolvimento?

O maior desafio no departamento de I&D+i é que tudo é novo. Tem que se desenvolver tudo do zero, investigar sobre o problema e pensar sobre a melhor solução para o resolver. Esta solução provém de muita procura sobre diferentes tecnologias e desenvolvimento de prototipagem de validação.

Os projetos em que tem estado envolvido envolvem IoT (Internet of Things). Quais as vantagens destas aplicações e como vê o futuro nesta área?

A maior vantagem do IoT é conseguir comunicar e aceder a diferentes zonas de um ambiente, aumentando a monitorização e controlo dos equipamentos. O IoT também permite obter uma maior quantidade de dados, que podem ser usados pelo cliente para prever resultados de forma a acelerar e melhorar os seus processos.

Esteve recentemente envolvido num projeto de desenvolvimento de um software para uma máquina de testes EoL (fim de linha). Quer partilhar alguma informação sobre este projeto?

Neste projeto tive que desenvolver uma aplicação desktop para Windows que possibilitasse a criação e execução de várias sequências de testes editáveis pelo utilizador. Além de apresentar sequências de teste customizáveis, esta aplicação também permite testar alguns equipamentos e gerir utilizadores.

É praticante de canoagem e já foi atleta federado. Conte-nos um pouco acerca desta atividade.

Fiz canoagem como federado até aos 18 anos. A partir dai, passei apenas a treinar aos fins de semana. Comecei esta experiência no desporto escolar quando tinha 12 anos e mais tarde inscrevi-me no clube da minha zona (Ginásio Clube de Alpendurada – GCA). O meu foco eram as provas de longa distância (provas de fundo e maratonas), apesar de ter também participar em provas de curta distância (1000 m e 200 m).

Por fim, se tivesse de escolher três palavras para descrever este ano de trabalho na Controlar, que palavras escolheria?

Pacífico, aprendizagem e adaptação.