O principal evento tecnológico do mundo juntou tecnologias futuristas e inovações revolucionárias, com destaque para a indústria automóvel.
O nosso Diretor de I&D + Inovação, João Queirós, juntamente com o Solutions Architect, Carlos Abrantes, estiveram presentes na Consumer Electronics Show (CES) 2024, realizada em vários locais em Las Vegas no mês passado.
O evento tecnológico mais poderoso do mundo apresenta uma variedade de tecnologias futuristas e inovações revolucionárias, com especial destaque para a indústria automóvel. Desde veículos elétricos (VE) visionários até sistemas avançados de condução autónoma, o público pôde testemunhar em primeira mão como poderá ser a condução no futuro.
Entre os grandes destaques estiveram os avanços na tecnologia de VE, com os principais fabricantes de automóveis a exibirem os seus últimos modelos elétricos, realçando melhorias na tecnologia de baterias, alcance prolongado, capacidades de carregamento rápido e designs de última geração.
Os sistemas de condução autónoma mereceram também atenção, com os líderes da indústria a revelarem as suas mais recentes inovações em tecnologia de condução autónoma, desde recursos de segurança aprimorados, como sistemas de monitorização de condutor e passageiro (DMS – Driver Monitoring Systems) para alertas de fadiga, até à integração com infraestruturas de cidades inteligentes.
Entre as tendências de tecnologia de veículos e mobilidade avançada, as tecnologias de ecrãs foram, sem dúvida, outro ponto forte da CES. As telas transparentes, especialmente nos tetos panorâmicos com vidro de escurecimento regulável, entre muitas outras soluções para substituir espelhos interiores e exteriores, foram algumas das evoluções tecnológicas apresentadas no evento.
Além disso, é evidente que os fabricantes estão a impulsionar os seus veículos de próxima geração integrando chassis digitais ou definidos por software com capacidades de conectividade aprimoradas, como atualizações de firmware Over-The-Air (OTA).
”Estas capacidades permitem aos fabricantes integrar algumas tecnologias OTA cujas aplicações podem incluir serviços baseados em subscrição, como os bancos aquecidos da BMW ou a condução autónoma da Tesla, que requerem atualizações de firmware ou subscrições para ativação.
João QueirósDiretor de I&D + Inovação na Controlar
A integração de inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (RA) em aplicações automóveis foi outro tema predominante na CES 2024. Assistentes alimentados por IA, capazes de entender e responder a comandos de linguagem natural, foram apresentados ao lado de sistemas de navegação aprimorados por RA, proporcionando aos condutores informações em tempo real e experiências de condução imersivas.
”Outra tendência notável foi a adoção de sistemas de iluminação utilizando principalmente telas LED, privilegiando a viabilidade de testes com sistemas de visão (câmaras).
Carlos AbrantesSolutions Architect na Controlar
A CES 2024 serviu ainda como plataforma para startups e empresas de tecnologia apresentarem as suas inovações disruptivas no setor automóvel, desde carros voadores até veículos movidos a hidrogénio. Estes projetos ambiciosos estão preparados para transformar o panorama automóvel e apontam para um futuro onde o transporte não conhece limites.
No geral, os nossos colegas deixaram a CES 2024 inspirados e otimistas em relação ao futuro da tecnologia, com a indústria automóvel preparada para uma mudança transformadora nos próximos anos. À medida que o mundo continua a abraçar a inovação, eventos como a CES servem como testemunho das possibilidades ilimitadas que estão pela frente.