A Controlar integra o Portugal AutoCluster for the Future (PAC), um projeto mobilizador que visa desenvolver, testar e demonstrar uma nova geração de tecnologias – produtos e processos – identificadas como críticas para um novo posicionamento do cluster automóvel nacional nas cadeias de valor globais do veículo do futuro.
Pretende-se, assim, alavancar a competitividade das entidades do setor nacional e a sua inserção (e destaque) no contexto internacional.
Definiu-se que as tecnologias críticas a desenvolver, prototipar, testar e demonstrar centrar-se-ão nas seguintes áreas fulcrais:
- Arquiteturas de veículos do futuro
- Interiores do futuro
- Estruturas e exteriores do futuro
- Tecnologias de sensorização e conectividade
- Tecnologias de produção flexível e digital
A Controlar é líder de um dos eixos do projeto, no qual se pretende estudar tecnologias de conetividade e sensorização dos veículos para reforçar o conhecimento em tecnologias de teste do automóvel do futuro.
O consórcio é constituído, para além da Controlar, pela Simoldes (líder), CCG, CEiiA, CeNTI, CITEVE, Critical Manufacturing, ERT Têxtil Portugal, INEGI, INESC TEC, Instituto Pedro Nunes, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto de Soldadura e Qualidade, Instituto Superior Técnico, Microplásticos, Mobinov, Sakthi Portugal, Schmidt Light Metal, TMG, Toolpresse e Universidade de Aveiro.
Saiba mais sobre o projeto aqui: www.pacmobinov.pt