VTS
Sistema de Teste de Vibração Estável e Silencioso
Especificações técnicas
Tensão Alimentação
230V / 50Hz
Corrente instalada
16A
Potência instalada
3.68kW
Gama de amplitudes
0.5 – 3 mm
Tipos de oscilação
Horizontal e vertical
Gama de frequências
20-30 Hz
Pressão máxima
6-7 Bar
Motor
Tensão nominal
Configuração
Corrente nominal
Momento
Força centrífuga
230V / 50Hz
Triângulo
0.7A
16.84 cmkg
2078 N
Peso
495 Kg
Dimensões
(em mm)
925 (L) x 936 (C) x 1639 (A)
Comunicação
CAN / LIN / UART / broadR-Reach
Características gerais
O Sistema de Teste de Vibração da Controlar é um sistema de testes altamente estável com vibração para ser usado em linhas de produção e em laboratórios sob um ambiente controlado. Este sistema pode determinar até que ponto o DUT suporta vibrações mecânicas e danos por fadiga resultantes do manuseamento e transporte, entre outros. Além disso, pode ser adaptado a outros testes, como testes funcionais que requerem cargas de vibração.
O princípio de funcionamento baseia-se na simulação de vibrações normalizadas que podem afetar os componentes do produto final sob condições controladas (por exemplo, clusters de infotainment). O teste pode ser realizado sob uma vibração sinusoidal de frequência fixa ou sob uma rampa de frequências.
Configuração
A estrutura da máquina foi dimensionada para suster e absorver as vibrações geradas durante o teste, que poderiam ser transmitidas para os dispositivos mais sensíveis do sistema. Para este efeito foram aplicados pés antivibração. O peso da estrutura está dimensionado para sustentar as principais forças geradas durante o teste. Assim, o tampo de vibração foi reforçado com uma plataforma de 142 kg, contribuindo para a estabilidade da máquina.
O tampo de vibração assenta em três sinoblocos, de baixa resistência e com uma capacidade de 20 kg cada, numa configuração em triângulo. Essa configuração sustenta e compensa o peso do ninho aplicado na parte frontal do tampo mantendo o seu equilíbrio e permitindo, simultaneamente, um movimento livre e suave do tampo. Os sinoblocos são capazes de absorver a energia residual resultante da vibração, reduzindo assim a quantidade transferida para a estrutura da máquina.
O componente principal deste sistema de teste é o motor vibrador. O controlo do motor é realizado por um variador de frequência, permitindo o ajuste da frequência de operação do motor com base numa gama ampla de funcionalidades. A máquina conta com sensores e componentes controlados por software, como cilindros pneumáticos, luzes LED, etc., para automatizar a sequência de testes (inserção de DUT, bloqueio de DUT, início de teste, entre outros).
Tendo em conta a segurança, foram implementadas diferentes medidas de precaução de acordo com a resposta da máquina às vibrações. Exemplos disso são a aplicação de barreiras de segurança e a distância entre o tampo superior e a base que foi calculada para minimizar o risco de ferimentos.
Aplicações
Esse sistema de testes é especialmente adequado para as aplicações de teste na indústria automóvel, que exigem que o DUT – como clusters, autorrádios, molduras e componentes mais pequenos, como botões, etc. esteja sob ambientes simulados de forças de oscilação.