Inserido num projeto de controlo de qualidade na produção de equipamentos eletrónicos em grande escala, desenvolvemos recentemente um sistema de climatic stress screening, que servirá de modelo base para potenciais replicações a fornecer ao cliente.
Solução desenvolvida
O nosso cliente pretendia realizar o controlo de qualidade na produção em grande escala de ECU (Electronic Control Unit) através de testes funcionais a diferentes temperaturas, rentabilizando ao máximo o espaço disponível na linha de produção.
As ECU são posteriormente aplicadas no interior de veículos motorizados como equipamento de interface, processamento e gestão de periféricos de infotainment.
Com base na sua longa experiência de desenvolvimento de sistemas de teste de screening, o nosso departamento de Test Systems desenvolveu uma solução preparada para testar um grande número de unidades instaladas e conectadas (90 no total) dentro de uma câmara climática.
Para tal, o sistema incorpora uma câmara climática (propriedade do cliente), capaz de induzir no produto temperaturas de aproximadamente -40 °C e +85 °C, e está equipado com todos os equipamentos de teste necessários que verificam potenciais alterações, defeitos ou problemas de funcionamento nas características das unidades.
O sistema é composto por duas partes: um rack de equipamentos e uma estrutura com três EWAK. Foi dimensionado para validar um número elevado de unidades em simultâneo, tendo, como arquitetura base, a multiplexagem dos sinais.
Esta solução é altamente modular e rentável, garantindo eficiência de custos, economia de espaço e fiabilidade do produto.
Encontra-se já em funcionamento nas instalações do cliente, em Espanha, com possibilidade de replicação noutras localizações a nível internacional.
Climatic Stress Screening: o conceito
Climatic Stress Screening consiste em submeter um produto a diferentes condições ambientais, como altas e baixas temperaturas, humidade e outros fatores de stress para simular as condições reais que o produto poderá encontrar durante a sua utilização.
O teste de screening é geralmente realizado em componentes eletrónicos ou mecânicos, bem como em produtos acabados, para garantir que estes possam suportar stress ambiental que venham a enfrentar.
O objetivo deste tipo de testes é identificar possíveis defeitos ou falhas num produto antes de ser lançado para o mercado. Ao submeter o produto a condições ambientais extremas, é mais provável que quaisquer pontos fracos ou defeitos apareçam, permitindo a identificação precoce e a correção de problemas. Tal pode ajudar a melhorar a qualidade geral e a fiabilidade do produto e a reduzir a probabilidade de avaria posterior.
O Climatic Stress Screening pode ser realizado através de vários métodos de teste, como teste de choque térmico, teste de humidade, teste cíclico de temperatura, entre outros. O método de teste dependerá do produto a testar e das condições ambientais que se espera que este enfrente.
Para mais informações sobre testes de screening e as soluções da Controlar, visite: Burn-in e Climatic Stress Screening.