Skip to main content

Gosto de trabalhar na Controlar porque… Com Vânia Faria

By 05.04.2024Abril 8th, 2024Innovating People
Nome: Vânia Faria

Idade: 32 anos

Formação: Licenciada em Ciências Empresariais

Instituição de Ensino: IPP – Politécnico do Porto

Função Atual: Purchasing Buyer

Controlar - Vânia Faria

Com oito anos de experiência na Controlar, quais considera serem as suas principais conquistas e que funções destacaria? 

As minhas principais responsabilidades incluem pesquisar fornecedores, negociar acordos, preços e prazos, lançar encomendas e acompanhar e monitorizar as entregas.

Mais do que salientar conquistas individuais, gostaria de destacar e agradecer a colaboração de todas as equipas da Controlar e de todos os fornecedores e parceiros que trabalham connosco diariamente e que contribuem para o nosso sucesso e crescimento.

 

É reconhecida pelos colegas como uma profissional metódica, focada e eficiente. Que outras competências considera essenciais para um desempenho de excelência?

Considero essenciais: uma comunicação eficaz e objetiva para garantir a compreensão e colaboração efetiva entre colegas e equipas e proatividade, nomeadamente, a capacidade para antecipar problemas e identificar oportunidades de melhoria, agindo nesse sentido.

Além disso, considero fundamental o alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa. Entender e contribuir para os objetivos e metas da organização, alinhando as próprias ações e decisões com a visão e missão da empresa, é essencial, a meu ver, para garantir um desempenho consistente e de excelência.

 

Dada a necessidade de analisar minuciosamente listagens exaustivas de itens e materiais nas funções que ocupa, que estratégias adota para manter o foco e a concentração?

A estratégia principal é definir prioridades e seguir uma metodologia de organização de tarefas, que permita uma gestão mais eficiente do tempo e a priorização das atividades. Classificar as tarefas de acordo com a sua urgência e importância ajuda na gestão das atividades, garantindo que as mais relevantes sejam realizadas primeiro.

 

Quais são os principais desafios que enfrenta como mulher neste ambiente profissional?

Não encaro o facto de trabalhar num setor predominantemente masculino como um desafio. Acredito que somos uma equipa inclusiva que respeita e valoriza equitativamente as oportunidades de crescimento pessoal e profissional de cada um.

O mérito e as competências individuais devem ser os principais critérios para o progresso profissional, independentemente do contexto de género.

 

Como equilibra as suas responsabilidades profissionais com as pessoais? Existe flexibilidade por parte da empresa para conciliar ambas as vertentes?

Equilibrar as responsabilidades profissionais e pessoais pode ser desafiador, sem sentirmos que estamos a lesar ou negligenciar uma das áreas. Felizmente, a empresa tem demonstrado flexibilidade relativamente ao teletrabalho e aos horários, o que facilita a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal.

 

Por fim, o que mais valoriza na Controlar?

O que mais valorizo na Controlar é o compromisso com a excelência, a cultura de colaboração e a procura da melhoria contínua e inovação.