Idade: 57 anos
Formação: Licenciatura em Recursos Humanos e Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Instituição de Ensino: ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Função Atual: Direção de Recursos Humanos
Com mais de 20 anos em gestão de RH e quase oito anos na Controlar, como avalia a evolução da empresa e o seu papel como Diretora de RH?
A evolução na Controlar foi um processo natural, impulsionado pelo seu crescimento e pela descentralização das decisões em várias áreas. Claro que esse crescimento trouxe vários desafios, mas todos foram superados com esforço e dedicação, sempre visando o melhor para a empresa e para os colaboradores. Esse empenho foi reconhecido não só pelo prémio Controlar Awards 22, que recebi pelo trabalho desenvolvido, mas também pela confiança depositada em mim, refletida no cargo que atualmente ocupo.
Como Diretora de Recursos Humanos, o meu papel é continuar a contribuir para o sucesso da Controlar, implementando o planeamento estratégico e alinhando esses objetivos com os interesses dos colaboradores. Procuro promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo, garantindo que todos se sentem valorizados.
O que torna a cultura da Controlar única? Quais são os aspetos dessa cultura que os colaboradores mais valorizam?
O que torna a cultura da Controlar única é o facto de a empresa ter começado com poucos colaboradores, que se viam como uma família. Hoje, mesmo com 183 colaboradores, esse espírito de união e proximidade mantém-se. O que mais valorizam é, sem dúvida, o ambiente familiar, o cuidado com os colaboradores e as suas famílias, e o espírito de camaradagem. Um ambiente descontraído, mas ao mesmo tempo profissional. Prova disso é o convívio entre colaboradores fora do horário de trabalho, não só entre eles, mas também envolvendo as suas famílias, algo de que nos orgulhamos muito.
Como funciona o processo de integração dos novos colaboradores?
Acreditamos que o período de integração é crucial para que os novos colaboradores absorvam a cultura e os valores da Controlar. Esse processo é determinante para assegurar que o bom trabalho e as boas relações perduram. Fazemos questão de que os novos colaboradores se sintam “em casa” desde o primeiro dia, e para isso, organizamos diversas atividades que facilitam essa integração.
Quais são as oportunidades de desenvolvimento profissional que a empresa oferece? Pode exemplificar?
As oportunidades de desenvolvimento profissional surgem naturalmente, tanto pelas necessidades de novos projetos e avanços tecnológicos, quanto pelas solicitações internas dos departamentos. É comum vermos colaboradores que começaram como técnicos de montagem e hoje ocupam cargos de coordenação, gestão de projetos ou design. Outros, que iniciaram como engenheiros, agora são gestores de departamentos ou de clientes. A evolução na carreira é algo presente e valorizado na Controlar.
De que forma a empresa apoia a aprendizagem contínua e o desenvolvimento de competências dos seus colaboradores?
A Controlar investe fortemente na formação profissional e apoia aqueles que desejam continuar a estudar. Além de flexibilizar horários para facilitar os estudos, temos a Controlar Academy, que lançou há alguns anos uma Bolsa de Formação Avançada. Qualquer colaborador pode candidatar-se e, se for aceite, a Controlar suporta integralmente os custos da licenciatura, mestrado ou pós-graduação.
A Controlar reconhece e recompensa as conquistas dos seus colaboradores e equipas? Se sim, de que forma e qual o impacto na motivação das pessoas?
Sim, temos várias formas de reconhecimento. Desde o reconhecimento público nas nossas plataformas de comunicação até oportunidades de promoção interna e desenvolvimento profissional, além de eventos de celebração. Um dos destaques é o Controlar Awards, que premia o desempenho ao longo do ano em diversas áreas. Sabemos que estas práticas impactam a motivação de formas variadas e trabalhamos continuamente para manter os colaboradores motivados.
Quais são alguns dos benefícios que os funcionários mais valorizam?
Entre os benefícios oferecidos, acredito que o mais valorizado, em termos monetários, é a gratificação de balanço que tem sido atribuída anualmente pela Administração. Já em termos de benefícios não monetários, a flexibilidade de horários e os benefícios relacionados com a saúde e bem-estar são os que os colaboradores mais apreciam.
O que mais a entusiasma no seu trabalho e quais os aspetos da sua função que considera mais gratificantes?
O que mais me entusiasma é a manutenção de uma cultura organizacional positiva. Criar um ambiente de trabalho inclusivo, colaborativo e motivador, ao mesmo tempo que promovemos o bem-estar dos colaboradores, é extremamente gratificante. Saber que contribuo para que os colaboradores sintam orgulho de trabalhar na Controlar é, sem dúvida, uma das maiores recompensas do meu trabalho.
Por fim, o que faz da Controlar um excelente local para trabalhar (Great Place To Work®)?
São vários os fatores que fazem da Controlar um excelente local para trabalhar. A experiência positiva dos colaboradores, o elevado nível de satisfação e comprometimento são reflexos disso. Mas, se tivesse de destacar alguns pontos, diria que a nossa cultura organizacional, com um ambiente acolhedor e de camaradagem, a confiança na gestão e na liderança, os benefícios diferenciados, como programas de bem-estar e flexibilidade no trabalho, o apoio à saúde mental, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento e o reconhecimento, tanto individual quanto coletivo, são os principais fatores que nos tornam uma empresa onde vale a pena trabalhar.