Idade: 34 anos
Formação: Curso CET Nível 5 – Tecnologia Mecatrónica / Desenho Mecânico
Instituição de Ensino: CENFIM – Centro de Formação da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica
Função atual: Desenhador técnico
Integraste a Controlar em 2019. Como foi a integração e adaptação?
Fui muito bem recebido por todos e acho que me integrei muito rápido.
A adaptação foi boa e agradeço a todos os que me passaram conhecimento e ajudaram a evoluir. Aquilo que, a meu ver, ajudou na integração foi a minha maneira de ser, pois considero-me uma pessoa divertida, de fácil trato e tento sempre fazer o melhor que posso para me relacionar com todas as pessoas.
O que mais te entusiasma no desenho técnico?
Os desenhos apareceram no mundo como forma de as pessoas comunicarem entre elas e de comunicarem com as gerações futuras.
Em suma, o desenho técnico permite comunicar e passar informações de forma clara entre técnicos de montagens, engenheiros, bem como fornecedores de peças, etc. Isso é o que mais me motiva como desenhador.
Como descreverias o ambiente no Departamento de Mecânica?
O Departamento de Mecânica tem um ótimo ambiente, com uma comunicação aberta e onde trabalhamos em equipa. Todos têm o cuidado de passar conhecimento. Quando nos são apresentados desafios, vejo que há uma cooperação de todos para tentar resolver da melhor maneira esses mesmos desafios.
Fora do trabalho há também lugar para convívio e bom ambiente de descontração, o que na minha opinião faz com que essas amizades passem para o dia a dia na Controlar.
Todos os colegas com quem falámos referem o teu grande sentido de humor. É o segredo para ser feliz no trabalho?
Às vezes acho que o humor é a chave para quebrar o gelo, pois uma boa piada dita na altura certa pode fazer magia. Considero que sou feliz no trabalho e na vida. Muitas vezes até acho que sou um sortudo por tudo o que tenho e conquistei, mas ter as expectativas controladas também faz com que as desilusões sejam poucas.
A vida já me ensinou ser mais curta do que aquilo que pensamos e, se vivermos de um modo descontraído, somos mais felizes.
Os colegas contaram-nos também que gostas muito de viajar e trabalhar na tua horta. Como é que concilias os teus hobbies com o trabalho e o facto de teres sido pai recentemente?
Na verdade, o ter sido pai recentemente retirou-me tempo para os meus hobbies. Nos meus tempos livres, que são poucos, o que ainda consigo conciliar melhor é tocar guitarra.
Mas num futuro próximo quero voltar a cuidar da minha horta e, quem sabe, fazer uma viagem.
Por fim, gostas da Controlar porque…
Permite-me fazer aquilo que gosto, rodeado de tudo o que é essencial para o sucesso.
É uma frase batida, mas o sucesso das empresas depende das pessoas que nelas trabalham e eu sou feliz por fazer parte da equipa Controlar.