Na semana passada, a Controlar promoveu a diversidade cultural ao organizar um evento aberto a todos os seus colaboradores para celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. O evento foi um reflexo do compromisso da empresa em promover a inclusão e a aceitação entre os colaboradores.
O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é celebrado anualmente para marcar a riqueza das diferentes culturas do mundo e o papel essencial do diálogo intercultural na busca da paz e do desenvolvimento sustentável.
Para isso, a Controlar recriou um espaço onde os colaboradores de diferentes origens puderam reunir-se e partilhar as suas tradições e herança cultural única.
O evento contou com uma exposição onde foram apresentados itens representativos das diferentes culturas de alguns dos nossos colaboradores internacionais, bem como das localizações das nossas empresas parceiras.
De Portugal, Espanha, Brasil, Angola, México, Índia e Malásia, cada uma das nacionalidades dispôs de um espaço onde os participantes puderam exibir trajes tradicionais, artefactos e outros objetos simbólicos. A exposição serviu como uma janela para os costumes, tradições e história de cada país, permitindo aos participantes imergir numa experiência multicultural.
O evento da Controlar contou ainda com uma variedade de pratos representativos das sete nacionalidades celebradas. Desde pastéis de nata portugueses e caipirinha brasileira, a tacos mexicanos e caril indiano, os convidados tiveram a oportunidade de desfrutar de uma variedade de petiscos. A jornada culinária não ficou por aí – tortilha espanhola, satay malaio e muamba angolana foram outros pratos também presentes à mesa.
Para realçar a atmosfera festiva, o evento contou com música tradicional das diferentes culturas, o que incentivou os participantes a entrar no espírito de convívio e diversidade.
A celebração do Dia da Diversidade Cultural na Controlar foi além do convívio, tendo um propósito maior: permitir aos colaboradores interagir com diferentes culturas e aprender a apreciar as suas características intrínsecas. Este tipo de iniciativas, previsto no plano estratégico da Controlar, ajuda a derrubar barreiras, a reduzir preconceitos e a fortalecer laços no contexto do ambiente de trabalho, permitindo que cada colaborador abrace a identidade e as diferenças que nos tornam únicos.