Sistema de Ensaio
Para Testes de Longevidade e de Envelhecimento Acelerado
Referências Técnicas
Dimensões
(em mm)
1480(C) x 5000(L) x 2070(A)
Fonte de Alimentação
Tensão
Frequência
Potência
380-400VAC
50 HZ
18 kW
Testes Funcionais
Temperatura
Pressão
Nível Oxigenação
Deteção Automática de Rotura
Interfaces de Comunicação
Ethernet, USB
Perfis de temperatura e oxigenação
Perfis de temperatura configuráveis
Gama de Temperaturas: -0°C – 90°C
Oxigénio Dissolvido na água: 0 -100%
Visão Geral
Cada vez mais, desenvolvem-se polímeros novos e novas técnicas de fabrico de componentes, permitindo a gradual substituição de materiais metálicos por materiais plásticos ou compósitos em diversos ramos de aplicação em diferentes indústrias. Em particular, no sector da climatização, aquecimento e abastecimento de águas, os componentes plásticos estão sujeitos ao processo de envelhecimento devido à temperatura a que estão sujeitos ou devido à quantidade de oxigénio existente nos fluídos.
O Sistema de Ensaios para Testes de Longevidade e Envelhecimento Acelerado desenvolvido pela Controlar permite assim prever, em ensaio acelerado, o desgaste ao longo do tempo de vida dos componentes plásticos dos sistemas hidráulicos de forma a prevenir eventuais falhas durante o ciclo de vida útil do DUT.
Arquitetura
O módulo principal controla e analisa as variáveis de teste. Existe um grupo hidropressor que uniformiza a pressão em todos os módulos até 10 bar. Um sistema pneumohidráulico injeta ar/oxigénio na água por meio de um difusor até que a oxigenação atinga o nível predefinido pelo utilizador. Para monitorizar estes níveis de oxigénio na água, o equipamento faz medições periódicas através de um sensor de elevada precisão.
Cada módulo de teste tem um circuito de aquecimento individual que permite o teste a diferentes temperaturas até 90°C. As cabines de teste são fechadas e isoladas termicamente de forma a diminuir as perdas energéticas. A dimensão e o número de módulos de teste são configuráveis de acordo com as necessidades do cliente.
Um módulo adicional permite ensaiar as amostras à rotura e, com base na informação recolhida, calcular, a previsão de vida útil dos componentes testados segundo a equação de Arrhenius.
Aplicações
O Sistema de Ensaios para Testes de Longevidade e Envelhecimento Acelerado é adequado para aplicações na indústria da Termotecnologia, como para o teste de aceleração do envelhecimento de bombas de calor (de tipo ar-água ou hidráulico) através da simulação do consumo doméstico ou geotérmico; ou para a caracterização da eficiência de aquecedores de água elétricos.