Skip to main content

Linha Automática de testes de BMS (Sistema de Gestão de Baterias)

Capacidades

Testes HIPOT, de resistência e funcionais

Nível de potência RF e Flashing OMF

Provisionamento e testes de rede

Aplicação de revestimento

Certificação e rotulagem

Destaques


Teste abrangente: capaz de realizar uma ampla gama de testes.

Validação precoce indispensável para validar o desempenho do BMS nas fases iniciais de desenvolvimento e durante a produção, garantindo fiabilidade e funcionalidade.

Utilização de robótica e automação para manuseamento preciso das unidades BMS, a fim de minimizar erros humanos e aumentar a eficiência dos testes.

Capacidade de adaptar-se para testar múltiplos tipos de BMS, adaptando-se a diferentes especificações de produto.

Certificação para assegurar que o BMS cumpre os padrões e regulamentos da indústria relevantes.
Se precisar de mais informações, contacte-nos através de info@pt.controlar.com.

Descrição

Esta Linha de Teste Automatizada de BMS foi meticulosamente projetada para realizar uma quantidade abrangente de testes de validação de qualidade nos Sistemas de Gestão de Baterias (BMS) para a indústria de Veículos Elétricos (VE). 

Esses testes críticos englobam testes HIPOT, testes de resistência, testes funcionais, verificações de nível de potência RF, flashing OMF, provisionamento, testes de conectividade de rede, aplicação de revestimento protetor e certificação e rotulagem do item final.

Os veículos elétricos contam com Sistemas de Gestão de Baterias (BMS) para maximizar a sua potência, autonomia e eficiência.

Um sistema de gestão de baterias ou BMS (Battery Management System) é um módulo integrado que desempenha funções críticas da bateria, como medição e gestão da tensão das células individuais, da tensão do módulo e das temperaturas das baterias HV (alta tensão). O BMS deve ser testado numa fase inicial do processo de desenvolvimento, bem como durante a produção de forma a garantir o seu correto funcionamento.

Seguindo os requisitos do cliente, os nossos departamentos de Automação e Sistemas de Teste reuniram esforços para desenvolver uma linha de teste automática responsável por executar os seguintes testes de validação de qualidade:

  • Teste HIPOT – teste de isolamento de corrente para garantir que o cabo flexível não foi danificado durante a instalação.
  • Teste de resistência – medição de resistência entre os pontos de teste de vias casteladas na placa e terminais de barramento, e entre pontos de solda de barramento e pontos de teste na placa.
  • Testes funcionais – de acordo com os requisitos do cliente.
  • Níveis de potência RF – medição de níveis de potência RF radiante quando em modo de produção.
  • Flashing OMF – flashing de firmware no modo operacional por meio de pontos de teste JTAG acessíveis no lado superior.
  • Provisionamento – inicialização em modo seguro.
  • Teste de rede – validação da operação da rede do Módulo de Monitorização de Célula através do uso de equipamentos do cliente.
  • Revestimento protetor – aplicação e inspeção do revestimento protetor na PCB.
  • Certificação e rotulagem do item final – impressão e inspeção destes dois rótulos.

Desta forma, os sistemas de gestão de baterias podem chegar ao mercado de forma mais rápida e com maior fiabilidade.

Principais aplicações

Esta Linha de Assemblagem Automática foi desenvolvida para atender aos elevados padrões da indústria automóvel, o que a torna adequada também para outras indústrias, podendo ser customizada para diversos tipos de produtos que requeiram assemblagem de componentes.