Sistema de Teste Háptico

Testador Automático de Ventiladores de Ar

Destaques


Teste funcional de peças de ventilação em diferentes fases de desenvolvimento de produto

Medição das forças aplicadas para avaliar o impacto e a força

Software de aquisição e de análise intuitiva

Identificação rápida e precisa de erros

Referências Técnicas

Dimensões
(em mm)

1300(C) x 1200(L) x 2300(A)

Peso

635 kg

Fonte de Alimentação
Tensão
Frequência
Potência

400V AC
50/60 HZ
11 kW

Pressão

6

Visão Geral

O Sistema de Teste Háptico de Ventilores de Ar realiza testes funcionais automáticos em componentes de ventilação de ar para medir a força necessária para a realização de movimentos nos diferentes componentes da peça.

Os movimentos são realizados por um robô de 6 eixos que força os componentes da peça a seguir os caminhos desejados enquanto armazena dados sobre a força despendida. Esta máquina em particular testa as alhetas móveis e rolamentos realizando quatro movimentos de teste em cada alheta e dois movimentos de teste em cada rolamento.

Arquitetura

Este sistema é composto pelas seguintes partes principais:

  • Área de trabalho e painel de comando
  • Robô com pinça e célula de carga
  • PC industrial, impressora e teclado
  • Interface de software
  • Caixa de rejeição
  • Unidade de tratamento de ar
  • Comutadores, sensores e barreiras de segurança

O operador coloca a peça de ventilação a ser testada no ninho da máquina. A configuração de teste utiliza um robô de 6 eixos para mover os componentes selecionados e armazena informações sobre a força aplicada em cada movimento.
O operador pode visualizar os testes na janela de resultados do teste. Os resultados também estão disponíveis no software offline Air Vent Analysis. Este software permite ao utilizador compreender melhor os resultados gerais, como as mudanças físicas afetam as peças e em que medida as modificações físicas podem afetar os gráficos de aquisição de força para cada movimento.
Através de um interface intuitivo, o utilizador pode navegar pelas diferentes opções de análise e de organização do software.

Aplicações

O Sistema de Teste Háptico de Ventilores de Ar foi desenvolvido para atender aos elevados padrões da indústria automóvel, o que o torna adequado também para outras indústrias, como a indústria de ventilação industrial ou dos ventiladores de circulação de ar em geral, podendo ser customizado para diversos tipos de produtos que requeiram testes hápticos.